quarta-feira, 20 de abril de 2011

SEMANA SANTA, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ.


Hoje tirei o dia pra lêr todos os meus posts, e, aproveitando que estamos na SEMANA SANTA, achei interessante escrever sobre o tema.

Tenho um amigo que todos chamam de Theco, ele é evangélico, mas ama a Semana Santa, pelo simples fato de vender uns quilinhos de camarão e garantir uns quinhões a mais no bolso. Semana Santa do Dinheiro.

Ontém vi um garoto comentando com o outro, "Oba, só vai ter aula semana que vem", o outro retrucou imediatamente: "Mas porque mesmo?" e o primeiro não titubiou. "Ora, eu sei lá, eu sei que eu vou é jogar muita bola a tarde." Semana Santa dos Sem Memória.

Lamentável.

Eu sou de outro tempo, tempo velho mesmo, lá em Bacabal.. e quer saber como era.

Semana Santa era uma semana mesmo, inteirinha, cheinha, e não só a sexta-feira santa como hoje, por isso, a semana toda comíamos peixe, sururu, caranguejo, "bodó", camarão, e a receita era bem variada. Bóbo, abóbora, cuxá, pirão, cozido, assado, frito, cardápio bem extenso mesmo, porque naquele tempo, não comíamos carne nenhum dia da semana.

Mas não era só culinária. A igreja São Francisco, do Nossa Senhora dos Anjos, a mesma que íamos todos os domingos, ficava cheinha todos os dias da semana, e na volta, trazia uma sacola cheinha de amendoas vermelhinhas.

Lembro que também tinha o lado bom da semana, a semana todinha tinha que haver paz plena, por isso, era proíbido brigar, e neste caso, era qualquer briga, inclusive de adulto com crianças sapecas, eu amava a semana. A semana todinha livre das "peas".

Mas tinha o lado chato também, dentre tantas coisas que era proibido, estavam rádio e tv. A semana todinha era pecado ouvir rádio ou assistir televisão.

E tinha o lado engraçado, eu, um pré-adolecente, já muito curioso com as aventuras adultas, ouvia os mais velhos falando´: Não pode falar palavrão que a lingua caí, não pode fazer "saliença" que fica grudado.

Rolando de rir.

Sou deste tempo, do tempo que o relógio andava mais lento, e que os homens tinham mais contatos entre si.

Saudações, velho Mulatinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário